Aprendi nos últimos anos que o melhor jeito de começar a conhecer uma cidade é fazendo um Free Walking Tour. Digo começar porque o tour é rápido, mas te dá o background histórico do lugar, te mostra os principais pontos turísticos e até dá algumas dicas bem locais de restaurantes e lojas legais pra conhecer. Depois desse primeiro passeio, você consegue voltar em tudo que é mais interessante, entrar nos museus com tempo e não perde seu tempo pesquisando tuuuuudo sobre a cidade. Isso funcionou super bem quando fomos para Berlim, Budapeste e Edimburgo.

O QUE É UM FREE WALKING TOUR?

Basicamente um tour guiado pela cidade – caminhando. Um guia leva o grupo para um passeio pelo centro (ou uma região importante), contando os principais acontecimentos históricos e mostrando os principais pontos turísticos, como falei ali em cima. O tour demora cerca de 3h, com um pequeno intervalo pra um café e pra ir ao banheiro. Ah, e os idiomas mais comuns são inglês espanhol.

É DE GRAÇA MESMO?

Sim e não. A ideia do tour é que você pague somente no final e apenas se tiver satisfeito com a experiência que viveu. Os tours também nunca tem um valor fixo e isso é bem legal, então você pode contribuir de acordo com seu orçamento. Na Europa, percebemos que o valor usual é de €10 – €15 por pessoa. Claro que você pode sair de fininho no final e não pagar nada, mas acho que sempre vale uma pequena contribuição, né? :)

TODO WALKING TOUR É IGUAL?

Não. Existem várias empresas que fazem tours temáticos, por um bairro específico, distrito artístico, tour noturno e até os famosos pub crawls, que normalmente são feitos pelas mesmas empresas. Esses outros tours normalmente tem um preço fixo e que deve ser pago com antecedência.

COMO ENCONTRAR UM TOUR NA CIDADE QUE VOU VISITAR?

O melhor jeito é procurar no Google mesmo. Por exemplo: basta procurar “free walking tour Paris” para encontrar várias empresas que realizam esse serviço. Muitos hotéis e albergues tem na recepção folhetos de Free Walking Tour também, então é bem fácil achar uma opção.

COMO APROVEITAR AO MÁXIMO A EXPERIÊNCIA?

  1. Faça perguntas direcionadas aos seus interesses. Como eu disse, o tour é normalmente focado na história do lugar e no reconhecimento dos principais pontos turísticos, mas a maioria dos guias te deixa perguntas livremente. Aproveite esse momento para descobrir os melhores restaurantes, museus de arte ou pontos interessantes fora do circuito turístico clássico diretamente de um local.
  2. Fique próximo ao guia. Como o grupo é grande, se você ficar pra trás, vai acabar perdendo informações. Procure ficar sempre no grupo da frente.
  3. Use roupas confortáveis e adequadas ao clima. Lembre-se que você estará caminhando ao ar livre durante algumas horas. Não se esqueça da água e do protetor solar.

Uma última dica bem valiosa, caso você decida fazer um Free Walking Tour: agende o passeio para o seu primeiro dia na cidade, assim você consegue aproveitar todas as dicas que recebeu para montar o seu roteiro para os próximos dias. Mesmo que você já tenha pesquisado bastante sobre seu destino, tenho certeza que vai acabar acrescentando alguns programas legais na agenda.

Tássia Rabelo

Oi! Meu nome é Tássia, tenho 25 anos e sou aquariana. Minha paixão por viajar veio cedo. Meus primeiros passos foram em uma viagem pra praia e ainda criança aprendi que dormir em uma barraca é normal, ouvir idiomas esquisitos é incrível e conhecer gente diferente é melhor ainda! Sou de Belo Horizonte e apaixonada por Minas Gerais e pelo meu Brasil, mas já morei em alguns outros lugares pelo mundo. Adoro fotografar, ler, fazer projetos manuais, cozinhar, assistir seriados, pesquisar sobre coisas aleatórias, me perder no mundo da internet e ouvir podcasts.