O nosso Natal em Lille, na França

Nosso natal de 2015 foi cheio de imprevistos, mas também uma delícia. Havíamos decidido celebrar a data em Paris, mas o atentado terrorista daquele ano acabou nos assustando e decidimos alterar nosso roteiro de viagem. Optamos por ir para Luxemburgo, depois o natal em Lille, no norte da França, e por último para a Bélgica.

Nossa passagem de trem de Luxemburgo para Lille tinha dois trechos separados, passando por Bruxelas, e era com o horário aberto. Ou seja, poderíamos viajar a hora que quiséssemos naquela data específica. Eu, muito esperta (#sqn), confundi todos os horários e, quando pegamos o trem, era tarde demais! Perdemos nosso trem de Bruxelas para Lille, bem na véspera de natal (24/12!).

Ao chegar na estação de trem, conseguimos uma nova passagem sem custo (amor natalino ♥︎), mas acabamos chegando na França já quase 20h. Ao lado da estação de trem, achamos um Carrefour e paramos para comprar um vinho e algumas comidinhas, porque não poderíamos deixar de celebrar! Claro que estava lotado, com todo mundo fazendo compras de natal de última hora. Pra piorar, nossa hospedagem era em um quarto do Airbnb, então dependíamos do nosso anfitrião nos receber. Ele ficava me mandando mensagens constantemente e acho que acabamos atrapalhando a comemoração dele também! Fiquei até com dó quando chegamos e pedi milhões de desculpas.

Mas… chegamos! Aproveitamos que tínhamos o apartamento só pra gente e montamos uma mesa linda de natal, com queijos e vinho franceses, macaroons, embutidos, pão e umas pastinhas delícias pra complementar. Ficamos ouvindo música, vimos uma série, conversamos e comemos muita coisa gostosa juntos, além de conversar com nossa família que estava comemorando aqui no Brasil! ♥︎

natal-lille-andarcomigo-14

No dia seguinte, saímos para passear pela cidade, mas a maior parte das coisas estavam fechadas. Foi aí que achamos um restaurante pro nosso almoço natalino! Já que a data era especial, resolvemos que podíamos abusar um pouco e pedimos um menu com entrada, prato principal e sobremesa. Mais uma vez, tudo super francês, incluindo ratatouille, vieiras, foie gras, crème brûlée e profiteroles. Foi um dos melhores almoços que tivemos nesse ano que passamos na Europa, com certeza. Muita coisa gostosa!

natal-lille-andarcomigo-13

Depois do almoço, passeamos pela feirinha de natal, andamos na roda gigante e vimos a praça central de Lille bem de cima, compramos um croissant falando apenas francês (minha maior realização nessa viagem hahaha) e curtimos como dava pra curtir a cidade vazia e tranquila.

Mesmo com pouco tempo que havíamos saído do Brasil, é nessas horas que bate a saudade, né? Mas com esses dias tão gostosos, nem deu pra sentir muita falta do natal com a família.

E você, já passou o natal em alguma outra cidade pelo mundo? Me conta tudo!

natal-lille-andarcomigo-10

natal-lille-andarcomigo-7

natal-lille-andarcomigo-11

natal-lille-andarcomigo-12


Esse post faz parte da blogagem coletiva #ViajareCelebrar, em que blogueiros de viagem se juntaram para compartilhar dias especiais que celebraram ao redor do mundo!

Conheça outras experiências incríveis por aqui:

Por aí com os Pires – Orlando – Viagem para comemoração tripla | Pequeno Grande Mundo – Oktoberfest em Blumenau/SC | Atravessar Fronteiras – Reveillon em Copacabana | Vaneza com Z – Restaurante Castelus em Recife, uma boa pedida para sua comemoração | Destinos por onde andei – Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 | Família Viagem – Eventos especiais na Disney, em Orlando | Passeiorama – Casando em Las Vegas | Ligado em Viagem – Como foi celebrar o Natal em Marrocos, um país 99% muçulmano | Turista FullTime – Dia do Rei 2017: o ano do jubileu

17554280_1510321982335784_7042090320047986679_n

 

Tássia Rabelo

Oi! Meu nome é Tássia, tenho 25 anos e sou aquariana. Minha paixão por viajar veio cedo. Meus primeiros passos foram em uma viagem pra praia e ainda criança aprendi que dormir em uma barraca é normal, ouvir idiomas esquisitos é incrível e conhecer gente diferente é melhor ainda! Sou de Belo Horizonte e apaixonada por Minas Gerais e pelo meu Brasil, mas já morei em alguns outros lugares pelo mundo. Adoro fotografar, ler, fazer projetos manuais, cozinhar, assistir seriados, pesquisar sobre coisas aleatórias, me perder no mundo da internet e ouvir podcasts.

15 Discussion to this post

  1. […] Andar Comigo – O nosso Natal em Lille, na França […]

  2. Que legal, quase que vocês perdem o Natal, mas ainda bem que conseguiram comemorar

  3. Muito legal, mas bacana foi chegar tarde e nem por isso deixar de celebrar.

  4. Regina Oki disse:

    Muito legal! Às vezes, imprevistos podem trazer agradáveis surpresas!

  5. Tássia, esse post é uma maldade só, kkkkkkkk. Fiquei babando aqui com essas comidas lindas, imaginando o quanto estavam deliciosas, rsrsrs.
    Muito legal essa experiência. Coitado do cara do airbnb.
    Abraços, Cris.

  6. Guaciara disse:

    A França é um país lindo que morro vontade de conhecer, adorei seu relato, pois nem conhecia essa cidade (a perdida!). Que bom que deu tudo certo por lá!

  7. Simone Hara disse:

    Que delícia! França é um país que quero explorar mais.
    Sou apaixonada pelas feirinhas de Natal da europa! Amo de paixão!
    Adorei o relato!

    • Também tenho vontade de conhecer melhor a França! Tudo que eu conheci (que foi pouquinho), me deixou apaixonada. E as feirinhas de natal então.. realmente, só amor!

  8. No final, os dois têm uma excelente história pra contar, adorei cada momento, dos perrengues ao jantar maravilhoso com produtos franceses. Isto sim é viver a vida, afinal nada é fácil, mas na França que mal tem? E aquela vista de Lille do alto da roda gigante? Fala sério, o Natal de vocês foi simplesmente sensacional!!!!

Comments are closed.