Jökulsárlón na Islândia: A maior lagoa glacial do país

Localizada a 192km de Vík, Jökulsárlón é a maior e mais profunda lagoa da Islândia e considerada mais uma de suas maravilhas da natureza. São 248m de profundidade e 18 kmde área, sendo que seu tamanho tem aumentado nos últimos anos com o derretimento do glacial que a alimenta. Para chegar até lá basta seguir a Ring Road diretamente e contar a quilometragem no carro pra não passar direto. A lagoa está bem abaixo de uma ponte e não será difícil identificar – são muitos carros estacionados por ali!

Vemos grandes e pequenos icebergs flutuando por toda a lagoa e até mesmo alguns turistas (tipo meu namorado) subindo em cima de alguns para tirar foto – isso é extremamente contra indicado, gente! hahaha. Para completar o cenário, de um lado temos montanhas cobertas de neve e o glacial que alimenta a lagoa e do outro podemos ver o mar! Isso mesmo, chegamos a Jökulsárlón bem próximo ao encontro dela com o oceano, então do outro lado da ponte podemos ver isso claramente.

iceland-andarcomigo-3

iceland-andarcomigo-4

Uma curiosidade é que a lagoa já foi o set de filmagem para quatro filmes de Hollywood, entre eles Batman Begins e Lara Croft: Tomb Raider. E também pra divertida série de televisão Amazing Race. Vou apelar pro clichê e falar que as imagens não chegam nem perto de descrever a magnitude do lugar, mas dá pra ter uma ideia, não dá?

iceland-andarcomigo-6

iceland-andarcomigo-8

No estacionamento há um café com algumas opções de lanche, almoço (sopas deliciosas) e bebidas pra aquecer um pouco, além de wi-fi grátis pra você compartilhar suas fotos e fazer inveja nos amigos :) O café funciona de 9h às 19h e oferece também tours de barco na lagoa entre abril e outubro.

Como escolhemos Vík como nossa base, fomos e voltamos no mesmo dia. É um passeio relativamente tranquilo, só um pouco cansativo pelas horas na estrada (no mínimo 4h). Se você quiser mais tempo para explorar a região, pode se hospedar mais perto da lagoa, assim você pode aproveitar bastante e sem hora pra voltar.

iceland-andarcomigo-9

iceland-andarcomigo-11

Eu comentei na semana passada que a Skógafoss foi minha paisagem preferida da Islândia, lembra? A Jökulsárlón foi a preferida do Lucas e também de uma amiga querida (Carol ♡) que já conhecia e me ajudou nos planejamentos. Acho que o lugar só não me impressionou tanto porque eu já tinha visto algo semelhante em El Calafate, na Patagônia Argentina, mas é realmente maravilhoso!


Mais conteúdo sobre a Islândia:
Caça à Aurora Boreal: O resultado
Aplicativos que vão te ajudar na caça à Aurora Boreal
Tudo o que você precisa saber sobre a Islândia
Vale a pena alugar carro na Islândia?
O que fazer em Reykjavík?
Comida típica islandesa no Café Loki
Golden Circle: Um dia imperdível na Islândia
Skógafoss e Seljalandsfoss: As cachoeiras no caminho até Vík
As praias de areia negra de Vík y Mýrdal
Dormindo em uma fazenda na Islândia
Roteiro para a Islândia: 5 dias

Tássia Rabelo

Oi! Meu nome é Tássia, tenho 25 anos e sou aquariana. Minha paixão por viajar veio cedo. Meus primeiros passos foram em uma viagem pra praia e ainda criança aprendi que dormir em uma barraca é normal, ouvir idiomas esquisitos é incrível e conhecer gente diferente é melhor ainda! Sou de Belo Horizonte e apaixonada por Minas Gerais e pelo meu Brasil, mas já morei em alguns outros lugares pelo mundo. Adoro fotografar, ler, fazer projetos manuais, cozinhar, assistir seriados, pesquisar sobre coisas aleatórias, me perder no mundo da internet e ouvir podcasts.

Deixe uma resposta