Comida típica Islandesa no Café Loki

A Islândia tem uma infinidade de comidas típicas e pode ser um paraíso para os gourmands corajosos. Algumas iguarias são tubarão podre fermentado, carne de baleia, cabeça de cordeiro fervida e testículo de carneiro. E aí, ficou com vontade?

Eu não sou uma pessoa tão ousada em minhas experiências gastronômicas, então acabei ficando no básico enquanto visitava o país, mas no último dia resolvemos conhecer o Café Loki, um restaurante de culinária típica local, para provar algumas coisas mais diferentes.

O Loki não tem tantas opções exóticas não, mas uma comidinha com cara de caseira e no estilo “conforto”, sabe? Pães caseiros acompanhados com peixes ou carnes, sopas, cozidos e sobremesas são o destaque do cardápio, que não é muito extenso. Para beber também há opções de cervejas locais, chás com musgo islandês e outras bebidas típicas – além das opções mais tradicionais.

Eu fui de mashed fish, um purê feito com peixe e acompanhado de salada e pão de centeio com manteiga. O prato saiu do cardápio online e não me lembro o preço, mas posso dizer que achei delicioso! Parece um “escondidinho” com lascas de peixe, bem temperadinho.

lokicafe-andarcomigo-3

O Lucas ousou mais e pediu o Icelandic Plate II: duas fatias de pão de centeio, uma com purê de peixe e outra com truta defumada e um flatbread com cordeiro defumado, acompanhados de peixe seco com manteiga e tubarão fermentado (2930kr / €19.80). Pra acompanhar tudo isso a cerveja foi a Loki Laufeyiarson 5.4% (990kr / €6.50).

Gente, vou falar uma coisa… Eu fui na coragem de experimentar o tal do tubarão, mas só de sentir o cheiro eu desisti. É muito forte mesmo! O Lucas experimentou e não gostou, o que é muito raro pra ele. Realmente não tive estômago pra isso!

O restante do prato estava gostoso e os pães são caseiros e bem diferentes, os de centeio tem uma doçura diferente. Vale a pena para experimentar três tipos diferentes de acompanhamentos comuns na Islândia: truta e cordeiro defumados e o purê de peixe. E ainda tem o tal do peixe seco com um gostinho leve de bacalhau.

lokicafe-andarcomigo-2

A experiência foi muito válida e recomendo tirar um dia para provar o sabor local. O Loki tem alguns outros desses pratos (os Icelandic Plates) com comidas variadas pra você poder experimentar um pouquinho de cada coisa.

CAFÉ LOKI
Lokastígur 28
Seg – Sab: 9h às 21h / Dom: 11h às 21h


Mais conteúdo sobre a Islândia:
Caça à Aurora Boreal: O resultado
Aplicativos que vão te ajudar na caça à Aurora Boreal
Tudo o que você precisa saber sobre a Islândia
Vale a pena alugar carro na Islândia?
O que fazer em Reykjavík?
Golden Circle: Um dia imperdível na Islândia
Skógafoss e Seljalandsfoss: As cachoeiras no caminho até Vík
As praias de areia negra de Vík y Mýrdal
Jökulsárlón na Islândia: A maior lagoa glacial do país
Dormindo em uma fazenda na Islândia
Roteiro para a Islândia: 5 dias

Tássia Rabelo

Oi! Meu nome é Tássia, tenho 25 anos e sou aquariana. Minha paixão por viajar veio cedo. Meus primeiros passos foram em uma viagem pra praia e ainda criança aprendi que dormir em uma barraca é normal, ouvir idiomas esquisitos é incrível e conhecer gente diferente é melhor ainda! Sou de Belo Horizonte e apaixonada por Minas Gerais e pelo meu Brasil, mas já morei em alguns outros lugares pelo mundo. Adoro fotografar, ler, fazer projetos manuais, cozinhar, assistir seriados, pesquisar sobre coisas aleatórias, me perder no mundo da internet e ouvir podcasts.

2 Discussion to this post

  1. Érica Tarsis disse:

    Adoro comidas diferentes, mas esse tubarão parece estranho mesmo. xD Nunca nem tinha pensado em visitar a Islândia, mas fiquei com vontade depois de ver suas fotos e seus relatos.
    Estou à espera do post sobre a Alemanha e Rothenburg ob der Tauber! =D

    • Acho que a Islândia foi meu lugar preferido de todos os tempos, Érica! Eu amei muito e até estou com planos de voltar em breve :D Pode deixar que os posts alemães já estão chegando!

Comments are closed.