Vale a pena comprar uma GoPro?

Desde que comecei a estudar fotografia, virei consultora oficial dos amigos e da família para compras de máquinas fotográficas. Muitas pessoas me perguntaram, especialmente, a respeito da GoPro. Será que vale a pena comprar a câmera? Eu sou um pouco suspeita pra falar, porque tenho e adoro, mas será que ela é boa pra tudo e pra todos?

A GoPro é uma câmera cheia de particularidades. No modelo cru, sem acessórios, não há visor para ver a cena a ser fotografada. Se não houver um smartphone ou acessório específico, a foto tem que ser feita “às cegas”. São somente três botões para controlar todas as funções. Não há grandes ajustes de imagem e vídeo para ser feitos.

Sua lente é uma grande angular, muito caracterizada pela distorção que provoca nas fotos. Isso faz com que ela seja uma câmera bem legal pra fotografar natureza e filmar esportes radicais, mas não muito recomendada para fotografar pessoas. Se você fizer um selfie segurando uma GoPro, verá claramente a distorção em seu braço. Mas isso pode ser notado também em outros tipos de foto.

O tamanho e o case à prova d’água são os grandes atrativos da câmera – e o mais legal pra mim é realmente o fato de poder usar ela na água, em cachoeiras e trilhas sem ter medo de cair, molhar ou sujar. E é basicamente esse o uso que eu dou a ela!

Acho que a GoPro faz o perfeito papel de uma câmera secundária – ela tem seus momentos e lugares, mas não serve pra tudo. Você não vai conseguir fotografar uma festa de família com a GoPro, não vai conseguir retratar os melhores momentos do seu filho ou registrar as noites incríveis da sua viagem de férias. Não tem flash pra ajudar, lembra?

gopro-andarcomigo-5

Vale realmente a pena comprar uma GoPro se:

  1. Você já tem uma câmera “normal” e quer a GoPro exatamente por suas particularidades (à prova d’água, lente grande angular, resistência, tamanho…)
  2. Você pratica esportes radicais e quer registrar tudo sem medo de estragar a máquina
  3. Você tem dinheiro sobrando e tá afim de comprar pra ver no que dá (por que não, né?)

Se você não tem câmera nenhuma, curte fotografar e quer registros fiéis dos momentos mais importantes, a GoPro não é a câmera para você. Escolha uma compacta com um flash legal, zoom potente e uma boa resolução. Há até mesmo algumas que são à prova d’água e podem ajudar a matar essa vontade de fotografar todos os momentos do verão ;)

Algumas fotos feitas com a GoPro Hero 3+:

DCIM100GOPRO

DCIM100GOPRO

DCIM100GOPRO

iconefotografarcmg

Tássia Rabelo

Oi! Meu nome é Tássia, tenho 25 anos e sou aquariana. Minha paixão por viajar veio cedo. Meus primeiros passos foram em uma viagem pra praia e ainda criança aprendi que dormir em uma barraca é normal, ouvir idiomas esquisitos é incrível e conhecer gente diferente é melhor ainda! Sou de Belo Horizonte e apaixonada por Minas Gerais e pelo meu Brasil, mas já morei em alguns outros lugares pelo mundo. Adoro fotografar, ler, fazer projetos manuais, cozinhar, assistir seriados, pesquisar sobre coisas aleatórias, me perder no mundo da internet e ouvir podcasts.

4 Discussion to this post

  1. Ana Paula disse:

    Olá, acho a gopro incrível, tenho alguns amigos que têm. Mas vou viajar pros EUA e não faço ideia de que câmera comprar, modelo, marca, nada, nada, será que vc poderia me ajudar?? Obrigada

    • Oi Ana Paula! É muito difícil falar assim por alto. Teria que saber suas preferências a respeito de fotografia, se está disposta a carregar um peso grande ou quer algo compacto, quais são seus conhecimentos, se está disposta a investir, o seu orçamento, etc. Tem sites muito bons na internet que você consegue pesquisar a respeito de câmeras.
      Se você estiver em busca de um equipamento profissional (DSLR), recomendo Nikon ou Canon. Se for uma compacta, a Sony é uma boa opção. Se você quiser uma mirrorless pode buscar pela Fuji, Olympus, Pentax :)
      Dá uma olhada nos sites da Best Buy e da B&H Photo e Video, a melhor loja de fotografia dos Estados Unidos (em NY).
      Espero que tenha ajudado um pouco!
      Boa viagem e boas compras!

  2. Marcia disse:

    Acho bem legal ter uma GoPro como uma segunda máquina, dá pra fazer fotos incríveis na água ou em outras aventuras!

Comments are closed.