O que é e pra que serve a velocidade?

Semana passada comecei uma série fotográfica mais teórica falando sobre o diafragma. Hoje é dia de entender o que é e pra que serve a velocidade/obturador na sua câmera.

O obturador é composto por duas cortinas e a “velocidade” é, simplesmente, o quão rápido essas cortinas abrem e fecham. Por que isso é importante? Porque enquanto o obturador estiver aberto, a câmera está registrando a sua foto. Ou seja, se você configurar a velocidade em cinco segundos, durante todo esse tempo a câmera vai registrar os movimentos e isso vai ficar estampado na sua foto.

Assim como o diafragma, a velocidade do obturador também é responsável por controlar a quantidade de luz que entra na sua foto. Quanto mais rápida, menos luz entra, já que as cortinas abrem e fecham muito rapidamente. Quanto mais devagar, mais luz! E como fica tudo isso representado na câmera?

Ali ao lado do F do diafragma, à esquerda, fica um número, que é normalmente representado por 1/x, x ou x”. Nas minhas duas câmeras a velocidade mais rápida é 1/4000 (um segundo dividido por 4mil) e a mais lenta é 30″ (30 segundos). Fora isso, posso utilizar também o modo Bulb, que mantém seu obturador aberto enquanto você segura o botão de disparo (pode ser por vários minutos, inclusive).

Captura de Tela 2014-10-07 às 11.58.36

Eu expliquei também no post passado que o diafragma, além de controlar a entrada da luz, é também responsável pelo efeito do “fundo borradinho”, lembra? A velocidade, por sua vez, é responsável pelo congelamento, ou não, dos objetos fotografados. Quanto menor a velocidade, mais rastros de movimentos são captados. Quanto maior a velocidade, mais você consegue congelar os movimentos. 

A velocidade também é muito importante na hora de tirar as fotos com o efeito de panning, light painting, fotos esportivas, efeitos de véu em cachoeiras e por aí vai. Vamos aos exemplos fotográficos :D

xxxxx

Pra resumir: se seu objeto a ser fotografado está em movimento, dê prioridade à velocidade e depois regule o diafragma e o ISO (próximo assunto!) para conseguir a luz ideal.

E aí, gente? Tá dando pra captar alguma coisa desse tanto de informação nova? Mais uma vez eu digo que se vocês tiverem alguma dúvida é só deixar um comentário aqui, na fanpage do Facebook ou no Instagram. Farei o possível pra esclarecer tudo.

postvelocidade-4 cópia

iconefotografarcmg

Tássia Rabelo

Oi! Meu nome é Tássia, tenho 25 anos e sou aquariana. Minha paixão por viajar veio cedo. Meus primeiros passos foram em uma viagem pra praia e ainda criança aprendi que dormir em uma barraca é normal, ouvir idiomas esquisitos é incrível e conhecer gente diferente é melhor ainda! Sou de Belo Horizonte e apaixonada por Minas Gerais e pelo meu Brasil, mas já morei em alguns outros lugares pelo mundo. Adoro fotografar, ler, fazer projetos manuais, cozinhar, assistir seriados, pesquisar sobre coisas aleatórias, me perder no mundo da internet e ouvir podcasts.

2 Discussion to this post

  1. Lucas Rodrigues s. Ribeiro disse:

    Sou fotógrafo amador inclusive minha câmera é bem simples mais pretendo o quanto antes fazer um curso e proficionalinar na área sou amante da fotografia e este blog está sendo ótimo p mim só tenho q agradecer. Estou aprendendo muito

    • Ei Lucas, tudo bem? Que bom que o blog está ajudando! Eu também não sou profissional, mas gosto muito de fotografia e queria ajudar outras pessoas a aprenderem também. Se tiver alguma dúvida, me fala :)

Comments are closed.